sábado, 17 de março de 2012

"Smoking Kids” Series | Frieke Janssens'










Fashion Illustrations | Cate Parr













Archive Collection | Douglas Kirkland

















Fashion | Kate Wilson Illustrations










Doctor Martens

    Durante a II Guerra Mundial, Klaus Märtens, médico, que após uma lesão no pé ao fazer ski, achou que as suas botas militares eram bastante desconfortáveis, então decidiu recriá-las, adaptando ao novo modelo, couro macio, e solas com amortecimento aerado. Terminada a guerra, Martens confeccionou então, com a ajuda de um sapateiro, este novo modelo de botas por ele criado.

    Inicialmente Martens não teve muita sorte com a venda das suas botas, até que encontrou um velho amigo da universidade, Dr. Herbert Funck (Munique, 1947). Funck Ficou ligeiramente intrigado com o modelo criado pelo seu amigo, no entanto, entraram no negócio, nesse mesmo ano, 1947, em Seeshaupt, criando esses modelos com borracha descartada de aeroportos da Luftwaffe (força aérea alemã). 

    As solas confortáveis e de grande durabilidade, foram um grande sucesso entre as donas de casa, pelo que 80% das vendas foram efectuadas por mulheres com mais de 40 anos.
Devido ao crescimento de vendas, em 1952, Martens e Funck, abriram uma fabrica em Munique. Em 1959 foi considerada a venda das botas no mercado internacional. 
Imediatamente,  fabricante de sapatos British R. Griggs Group Ltd. comprou a patente deste produto e estas começaram a ser fabricadas no Reino Unido. calcanhar foi reestruturado,  acrescentaram a famosa costura amarela, e patentearam a sola como AirWair. Entretanto, o Griggs mudou o nome para Martens, tornando-o logo mais comercial.

    As primeiras botas Dr. Martens no Reino Unido foram lançadas a 1 de Abril de 1960, daí o modelo 1460 (01/04/1960), com 8 ilhós, feitas em couro Napa.
As botas tornaram-se populares entre os trabalhadores: carteiros, policias, operários.
No final dos anos 60, os skinheads adaptaram estas botas ao seu estilo, e no final dos anos 70, as botas tornaram-se populares no movimento punk.
Hoje em dia, esta marca é bastante popular, e é adquirida por pessoas de todo o mundo, de todos os grupos sociais, sem excepção.


Nova Iorque

Copenhaga

Nova Iorque

Paris

Melbourne

Tóquio

Chicago

Tóquio

Londres

Paris

Tóquio

Londres

Londres